For full functionality of Casamozambique site it is necessary to enable JavaScript. Here are the instructions how to enable JavaScript in your web browser.

Primeiro Ministro defende introdução de tecnologias modernas e aprimoração da Legislação de terras

Postado por: Admin Primeiro Ministro defende introdução de tecnologias modernas e aprimoração da Legislação de terras

Nov 15, 2017

O Presidente Filipe Nyusi disse, durante a cerimónia da abertura da IX sessão do Fórum de consulta sobre terras, ser extremamente importante que seja invertido o elevado nível de conflito de terra que existe no território nacional. O Presidente defendeu a necessidade de proteger as terras e que as mesmas não devem de ser vendidas visto que são propriedades do Estado.

No entanto Agostinho do Rosário, Primeiro Ministro, disse “devemos continuar a aprimorar o quadro legal da legislação de terras, com vista a harmonizá-la com as legislações sectoriais de Minas, petróleo e gás, administração local, florestas, conservação, ordenamento, habitação e outras, como forma de assegurar um desenvolvimento integrado e sustentável do nosso País. 

O Ministro não parou por aqui e salientou que existe também a necessidade  de introduzir tecnologias modernas de gestão de terras de forma a aperfeiçoar os mecanismos de atribuição e tramitação de processos e reduzir a burocracia para se melhorar o ambiente de negócios em Moçambique.

Este Fórum de Consulta sobre terras é integrado por representantes de orgãos e instituições do Governo responsáveis pelas questões de terras e recursos naturais incluindo o ambiente, ordenamento territorial, turismo, plano e desenvolvimento, finanças e desenvolvimentos rural. É uma plataforma de debate inclusivo que visa o melhoramento e introdução de uma dinâmica na gestão do recurso terra.