For full functionality of Casamozambique site it is necessary to enable JavaScript. Here are the instructions how to enable JavaScript in your web browser.

Mercado Imobiliário de Nacala resvala ainda mais

Postado por: Admin Mercado Imobiliário de Nacala resvala ainda mais

Apr 05, 2017

Muito como o resto de Moçambique, o setor imobiliário de Nacala sofreu um aumento no preços e desenvolvimento durante o "boom"  entre os anos de 2010-2015. Isto foi devido aos notáveis mega-projectos de infra-estruturas,nomeadamente: Aeroporto Internacional de Nacala, Terminal de Carvão Nacala-a-Velha , Corredor de Nacala que liga a província de Tete ao Oceano Índico, e melhorias em portos de águas profundas.

Isto resultou num aumento da demanda e da valorização dos preços imobiliários com muita atividade de construção, a fim de satisfazer a crescente necessidade de acomodação adequada numa cidade que prometia muito potencial. No entanto, a medida que os projetos se concluíam e um apetite lustroso para a Zona Económica Especial designado para impulsionar a actividade empresarial Nacala combinou o mercado ,tendo em 2016, Nacala ficado com preços mais baixos do que antes.

Propriedades como casas padrão com 3 quartos que chegaram a custar MZN 120.000  por mês perderam mais do que metade do seu valor nos últimos 18 meses.

Esta crise tem muitos edifício agora  vazios e inacabados com os seus empreendedores e investidores a optarem pela abordagem "esperar e ver" melhores dias chegarem. Muitos destes projectos estavam a ser desenvolvidos por moçambicanos de origem libanesa que não estavam disponíveis para falar com o Notícias sobre a situação actual de Nacala.

A atual crise econômica e financeira tem afetado duramente Nacala, muitos negócios enfrentam o encerramento de suas actividades, projetos imobiliários correm o risco de ficarem adormecidos e o setor de turismo fortemente afetado.

Segundo o economista Antoninho António, durante a fase  “boom” os preços foram artificialmente elevados devido ao aumento súbito da procura com base na especulação de crescimento futuro. Situação semelhante que também foi anteriormente vivida em Maputo. Os projetos em Nacala, na verdade, trouxeram um influxo de profissionais qualificados que criaram um aumento temporário nas necessidades de habitação. No entanto, uma vez concluídos estes projectos, estes profissionais deixaram Nacala e nenhum novo negócio tomou os seus lugares.

Não se deve descartar Nacala, pois, segundo fontes da Casa Moçambique, muitos projetos aguardam até que os sinais econômicos melhorem. Nacala certamente será uma localização estratégica de Moçambique, que terá um mercado imobiliário robusto no futuro. Para os investidores que procuram obter imóveis abaixo do valor de mercado, agora é o momento de investir em Nacala, a fim de colher recompensas futuras.

Fonte: Notícias