For full functionality of Casamozambique site it is necessary to enable JavaScript. Here are the instructions how to enable JavaScript in your web browser.

Governo Assegura Empréstimo de 3 mil Milhões de Dólares Para Corredor e Porto de Nacala

Postado por: Admin Governo Assegura Empréstimo de 3 mil Milhões de Dólares Para Corredor e Porto de Nacala

Dec 06, 2017

Três mil milhões de dólares foram assegurados pelo Governo, em forma de empréstimo, para o desenvolvimento e operações do corredor logístico e do porto comercial de Nacala.

O corredor faz com que a mineradora brasileira minas de carvão da Vale em Moatize, Tete , Moçambique terrestre seja viável por mais de três décadas de vida útil adiante, mas também tem uma função social, disse Alexandre Pereira, Director Executivo de Apoio Empresarial da Vale.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, disse que , do empréstimo a ser concedido às concessionárias, 1.9 mil milhões de dólares se destinam ao investimento no corredor em Moçambique e, 1.1 no vizinho Malawi, parte do traçado do corredor do desenvolvimento do norte, CDN. Mesquita salientou que espera que a linha ferroviária transporte quantro milhões de toneladas de carga por anor, além dos esperados 18 milhões de toneladas de carvão.

O projecto é apresentado pela Vale como um exemplo de internacionalização das empresas brasileiras em África, bem como a cooperação entre o Brasil e o Japão, que “não ocorre em nenhum outro lado de maneira tão intensa e promissora”, afirmou Pereira.