For full functionality of Casamozambique site it is necessary to enable JavaScript. Here are the instructions how to enable JavaScript in your web browser.

Banco de Moçambique reduz taxa de juro de referência em 50 pontos base

Postado por: Admin Banco de Moçambique reduz taxa de juro de referência em 50 pontos base

Apr 26, 2017

A Comissão de Política Monetária do Banco de Moçambique anunciou recentemente uma redução da taxa de juro das facilidades de cedência de liquidez de 23,25% para 22,75% (taxa a que os bancos comerciais concedem empréstimos junto do banco central).

Os membros da comissão mantiveram a taxa de depósito em 16,25% e as exigências de rácio de reservas inalteradas em 15,50%.

No entanto, o Banco de Moçambique irá aumentar os requisitos mínimos de capital e o rácio de solvabilidade dos bancos comerciais nos próximos 3 anos. O actual capital necessário aumentará de 70 milhões de MT para 170 milhões de MT.

De acordo com o governador do banco central, Rogério Zandamela, a medida faz parte dos esforços dos governos para garantir "a solidez das instituições financeiras, de acordo com as boas práticas internacionais e regionais.”

Houve também a introdução de uma nova taxa de juro de política monetária (MIMO), que passará a ser a principal intervenção do Banco de Moçambique no mercado monetário local a 21,75%.

Como parte da introdução da taxa MIMO, a Comissão de Política Monetária decidiu alterar, com efeitos a partir de 7 de junho de 2017, a obrigação de estabelecer reservas mínimas diárias em média de 30 dias para assegurar maior flexibilidade na gestão de liquidez dos bancos comerciais .

Fonte: Macauhub