For full functionality of Casamozambique site it is necessary to enable JavaScript. Here are the instructions how to enable JavaScript in your web browser.

Montagem do tabuleiro principal da Ponte Maputo-Katembe concluída

Postado por: Admin Montagem do tabuleiro principal da Ponte Maputo-Katembe concluída

Nov 01, 2017

Foi realizado um fechamento simbólico na passada Quarta-feira para a colocação do último segmento do deck na Ponte Maputo-Katembe superando a previsão inicial de 45 dias e levando apenas 22.

Até bem pouco tempo a montagem destes tabuleiros sofreu vários contratempos devido a chegada atrasada do navio vindo da China para Maputo com os 57 tabuleiros. Este tabuleiro vai cobrir 680 metros de vão suspenso, com quatro faixas de rodagem, tem um peso estimado em mais de 7000 toneladas, tendo cada módulo 12 metros de largura, 26 metros de comprimento e três metros de largura. Vai ligar as torres construídas sobre a baía, no Maputo e na Catembe com 135 a 137 metros respectivamente.

A ponte terá 3 quilómetros sendo que os dois viadutos de acesso à estrutura terão 2,3 quilómetros.

Para além da remoção dos ganchos usados para treinar as secções do convés, a peça de metal também será revestida por asfalto para formar a rodovia de quatro pistas. Será também instalado um sistema de resfriamento para manter a temperatura da estrutura e proteger a mesma do vapor do mar de modo a evitar possíveis danos.

A empresa Maputo Sul garante que nada irá compremeter a conclusão das obras em Dezembro do ano corrente, no entanto ainda há dúvidas em relação ao acesso da ponte a partir da cidade de Maputo e , também, do lado sul, na Katembe